domingo, 30 de março de 2014

Fogaréupagua


Faixa da torcida Fogaréupagua, formada por torcedores do bairro carioca de Jacarépagua. Imagem do jogo final do carioca de 1989, que tirou o Glorioso do jejum de mais de 20 anos sem títulos.

domingo, 23 de março de 2014

Fogospel


Faixa da Fogospel, a primeira torcida evangélica do Brasil no Engenhão

segunda-feira, 17 de março de 2014

Torcida Vs San Lorenzo


Linda foto panorâmica da torcida no jogo contra o San Lorenzo na estréia da fase de grupos da Libertadores

terça-feira, 11 de março de 2014

O maraca é nosso / O maraca é meu

Dias de jogo no maracanã tem seu toque especial. Transcende a década, a reforma, os desvios de verba pública, o superfaturamento de um estádio histórico e conhecido mundialmente.

Não atoa todas as torcidas cariocas o adoram e aproveitam para gozar seu rival nas arquibancadas. Umas das músicas que a torcida alvinegra canta, e também seus rivais, é apenas para se vangloriar de que o maraca naquele dia é dela. Seja em número ou em paixão de sesus torcedores, o maraca é seu.

Vindo de um funk nos anos 90, o grito era "aha, uhu, o Maraca é nosso" e aqui segue o vídeo com a música original:





Não é de se estranhar a influência do funk na cultura das torcidas, que sobretudo na década de 90 eram extremamente ligadas ao funk, com suas brigas do chamado baile de corredor que dividia o baile em "Lado A x Lado B". Uma realidade violenta que não estamos aqui para apoiar ou fazer apologias, mas era a realidade da época.

Essa música foi sempre cantada pelas torcidas até a chegada de um novo funk, que fez com que algumas vezes as torcidas se esqueçam da antiga para cantar: "Ih fodeu, o maraca é meu, todinho"

Originada desse bem humorado funk:






Obs: Esse foi o primeiro post do tipo, e em breve falaremos mais sobre as canções da torcida alvinegra. Nos ajude também e compartilhe informações conosco. Saudações Alvinegras

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mais elogios a nossa 'hinchada'


Mais uma sequência de elogios a nossa torcida, feita por torcedores sulamericanos no twitter após os dois jogos contra Deportivo Quito e San Lorenzo.