História das Torcidas Alvinegras

História das Torcidas Alvinegras :

- Década de 50 :
Torcida Organizada do Botafogo (TOB) :

A primeira torcida do clube, fundada em 1957 e liderada pelo lendário Tarzan, que deu aos Flamenguistas o apelido de Urubu.





- Década de 60:
Torcida Jovem do Botafogo (TJB) :

Em meados dos anos 60, a torcida do Botafogo não parava de crescere a aglomeração em volta da TOB era muito grande. Eram muitas bandeiras e uma multidão festiva que queria ficar sempre perto do líder, num verdadeiro sufoco. Nessa época, o pessoal da rua Miguel Lemos, Copacabana, teve a idéia de formar uma nova facção, o PODER JOVEM DO BOTAFOGO, que permaneceu com este nome por apenas três jogos para, depois, chamar-se, definitivamente, TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO, em 9 de Setembro de 1969.

A nova torcida se estabeleceu nas arquibancadas atrás do gol, uma tradição que permanece até hoje.

Os fundadores da TJB foram: Jorge Maumau, Jorge Wellington, George Cachaça, Leno, Jacques, Bené, Geraldo, Hamilton, Nilton, Antônio Carlos, Caio, Zé Carlos e Renatinho, entre outros.

A TORCIDA JOVEM se manteve assim até dezembro de 1976. Em janeiro do ano seguinte, a TJB absorveu a UNIFOGO, comandada por Fernando Mesquita, e fundou-se a JOVEM-UNIFOGO, que durou até 1980.

A partir das adesões, além da UNIFOGO, da COPAFOGO, das ÁGUIAS ALVINEGRAS e da FOGO LIVRE,a TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO renasceu mais forte do que nunca, em 18 de outubro de 1980, vindo a tornar-se, para orgulho de toda a Família Botafoguense, a MAIOR TORCIDA JOVEM DO BRASIL.

Contribuíram sobremaneira para aquela composição de forças os torcedores: Marcos Portela, Fernando Mesquita e Paulo César (pela UNIFOGO);
Luciano, Ique, Lúcio, Vinicius, Júnior e Chacrinha (pela COPAFOGO); Ângelo e Antônio José (pelas ÁGUIAS ALVINEGRAS); e André e Alex Sinkel (pela FOGO LIVRE).




- Década de 70:
Outras torcidas: Copafogo; Águias Alvinegras; Fogo Livre


- Década de 80:

Folgada:
  Torcida liderada pelo famoso Russão. Durou até os anos 2000.







Mancha Alvinegra:
 Fundada em 1986, surgiu da união de quatro pequenas torcidas do clube, a Garra Alvinegra, a Vibração Alvinegra, a Águia Alvinegra e a Força Unida. encerrou suas atividades em 93, mas em 2009 foi refundada e está ativa atualmente.








Raça Alvinegra:

Torcida alvinegra nas décadas de 80 e 90.







Força Independente:
 Fundada em 86, e durou até o início dos anos 90.








Reação Alvinegra:


Torcida alvinegra fundada na zona oeste do rio de janeiro, mais exatamente em Padre Miguel, onde os fundadores também criaram um time de pelada do mesmo nome da torcida e disputavam campeonatos no CREIB. O nome vem do do jejum de títulos do clube, e a torcida acreditava em uma reação alvinegra nesse final da década de 80, que acabou acontecendo em 1989.

Fonte: Helinho, ex-integrante da torcida




Outras torcidas: Duquecaxifogo; Beija-Fogo; Wonder-Fogo; Show-Fogo; Império Alvinegro; Mauá Fogo; Uni-Meriti Fogo; Garra Alvinegra e Vibração Alvinegra.


- Década de 90:
Camisa 7:
 Torcida alvinegra fundada no ano de 95 em homenagem a mística camisa 7 do Botafogo e presenciou a campanha do título brasileiro com o Túlio Maravilha vestindo o nome e símbolo da torcida.






Vanguarda:
Torcida que apesar de não ter muitos componentes esteve muito presente nos jogos do Bota até 2007.
 
Outras torcidas: Mickey Fogo; Serra Fogo; Fogosul (RS); Torcida do Ricão (PB).


- Década de 2000:
Fúria Jovem:
 Torcida criada por dissidentes da Torcida Jovem do Botafogo em 21 de junho de 2001 e se tornou a principal torcida organizada do clube em pouco tempo.

Seu lema é "Por amor ao Botafogo", e suas diretrizes são: "Ética, Respeito e Atitude". A torcida é dividida por "canis" em homenagem a um dos mascotes alternativos do clube, o cachorro. O mascote da Fúria Jovem do Botafogo é um cachorro, com braços tonificados, e com roupas da torcida.

Botachopp: 
 Fundada em 6 de julho de 2003, no ano mais obscuro da história gloriosa do Botafogo. Torcida que prega paz e amizade, além é claro, de muito Chopp.





Torcida Estrela Solitária:
Torcida fundada em 1 de Agosto de 2003 durante a campanha do Botafogo na série b do campeonato brasileiro. A designação da torcida deve-se a uma grande pesquisa pela Internet em fóruns relacionados com o clube.
Os lemas dessa torcida são: ‘Paz dentro e fora dos estádios’ e ‘Nem maior, nem melhor. Apenas diferente!’



Movimento Loucos Pelo Botafogo:
 Torcida criada em 22 de fevereiro de 2006, inspirada na maneira sul-americana de torcer, com apoio incondicional a sua equipe, semelhante as famosas Barras-Bravas embora pregando a paz nos estádios. Foi a primeira Barra a ser criada no Estado do Rio de Janeiro e a segunda de todo o Sudeste.




Resistência Popular Alvinegra: 

Torcida criada durante a campanha do Brasileiro de 2009 em que o Botafogo escapou heroicamente do rebaixamento na última rodada.






Outras torcidas: Garra Fogo, Fogospel, Fogoró, Sepefogo, Famíla Alvinegra, T-1000 (DF),


Qualquer informação ou correção sobre a história das torcidas , envie um e-mail para:
bandeirasbotafoguenses@yahoo.com.br