sábado, 27 de agosto de 2011

Botafogo pelo mundo - Botafogo de Ribeirão Preto

A idéia de homenagear o Botafogo do Rio surgiu de forma curiosa em Ribeirão Preto. O Botafogo Futebol Clube é uma junção de outros pequenos clubes(Ideal FC, Tiberense, União Paulistano) do município que decidiram se unir em 1918 para fazer com que a torcida da cidade apoiasse apenas um único time. a opção pelo nome surgiu da seguinte forma relatada no site oficial do clube:

"Depois de consumada a união entre os três times, faltava escolher o nome do novo clube. Diz a lenda que depois de muita discussão e confusão, sem que se chegasse a nenhuma conclusão, um dos diretores declarou que botaria fogo em todos os documentos e que a fusão das equipes seria desfeita. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. Nas primeiras décadas do século, o Botafogo do Rio de Janeiro era um dos clubes mais famosos do Brasil e todos concordaram em homenagear o time carioca na hora de batizar a nova associação."


 O Pantera, como é chamado o clube, talvez seja o homônimo mais bem sucedido do Botafogo, contando com uma grande história repleta de jogadores de renome como os irmãos Sócrates e Raí, Cicinho, Doni entre outros. Seu escudo é um dos mais diferentes da estrela solitária, nas cores branco, vermelho e preto. Seu uniforme também é tricolor e muito semelhante ao do São Paulo. Seus principais títulos são o de campeão do interior do campeonato paulista de 2010, vice-campeão paulista de 2001 e vice da série B em 1998






O Escudo


Uniforme


Torcida

 

3 comentários:

Vittori disse...

Sou de ribeirão preto e tenho apenas uma observação:
O uniforme do São Paulo que é parecido com o nosso!
Afinal, nos somos de 1918 e elas de 1935!

Anônimo disse...

O amigo Botafoguense que escreveu antes tem toda razão. O Botafogo de Ribeirão é anterior ao SPFW e tem suas cores originadas do uniforme dos funcionários da Companhia Antarctica PAULISTA (cores do Estado de SP).
A propósito, recomendo que procure outro Botafogo no exterior: O Botafogo de Cordinhã, em Portugal. Esse copiou o O distintivo do Botafogo de Ribeirão, mas é alvinegro!

B.F.C M1L GR4U disse...

O Botafogo-SP não fez uma homenagem ao Botafogo-RJ,até porque o Botafogo-SP é de 1918 e o Botafogo-RJ é de 1947